O Presidente da República promulgou o seguinte diploma do Governo:

- Diploma que estabelece o regime das carreiras especiais de especialista de sistemas e tecnologias de informação e de técnico de sistemas e tecnologias de informação, e o cargo de consultor de sistemas e tecnologias de informação;

Mariana Vieira da Silva diz que esta é uma decisão que resultou de uma negociação onde foram ouvidas "diversas propostas dos sindicatos". "Julgamos que este é um contributo para aquilo que nos motiva, desde a primeira hora: a valorização dos trabalhadores da administração pública, em particular, em áreas onde há uma carência e uma necessidade de modernizar a nossa administração", indicou.

Sobre as críticas dos sindicatos à proposta, a ministra diz que é uma questão "natural em qualquer processo negocial", mas que, no seu entender, esta é a "melhor resposta".

In PUBLICO 24/08/2023

 

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros

"É evidente que as carreiras não são iguais umas às outras. Elas já distinguem e por isso existem Carreiras Especiais que têm por exemplo níveis de entrada diferentes, níveis salariais diferentes e até ritmos de progressão diferentes.... porque se as carreiras são diferentes naturalmente o mecanismo de aceleração nunca pode ser exatamente igual."
 

Informática – Proposta de revisão continua aquém das expetativas

 

FESAP reuniu na quarta-feira, 19 de julho, com a Secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, para mais uma ronda negocial com vista à revisão das carreiras informática (especialista de informática e técnico de informática), tendo nesta reunião sido apresentado um projeto de diploma que, não obstante representar uma melhoria face à proposta anterior, mantém-se aquém das expetativas da Federação e dos trabalhadores.

Foram introduzidas algumas alterações que vão ao encontro das reivindicações da FESAP, nomeadamente a introdução de suplementos remuneratórios para as funções de coordenação de projetos ou atividades, sendo que, quando essas funções sejam exercidas por um especialista de sistemas e tecnologias de informação o valor proposto para o suplemento é de 250 euros, e 150 euros se forem exercidas por um técnico de sistemas e tecnologias de informação.

Estes montantes são claramente insuficientes considerando a complexidade e a responsabilidade inerentes às funções em causa.

In FESAP 21/07/2023

Topo da carreira continuará barrado a metade da Função Pública

 

Metade dos funcionários públicos ou 242 mil entre os que são avaliados por regime de pontos (484 mil) vão continuar impedidos de alcançar o topo da carreira, caso seja aprovado o projeto de revisão do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) que a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, apresentou esta segunda-feira aos sindicatos representativos dos trabalhadores do Estado. Trata-se de um avanço face aos 78% que, com o atual regime, não conseguem atingir o nível remuneratório mais alto, mas que não convenceu as estruturas sindicais.

In dinheirovivo 18/07/2023

©2024 ANIAP. All Rights Reserved.

Pesquisa